BYD convoca fabricantes chineses para "demolir as montadoras tradicionais"
Gigante lança apelo para formar uma aliança entre marcas chinesas e se estabelecer como novos líderes globais
A BYD não só quer se estabelecer como a principal montadora do mundo no segmento de carros elétricos (ela é a única capaz de desafiar a Tesla no momento), mas agora também está se propondo como líder de uma aliança de fabricantes nacionais para organizar uma espécie de coalizão e conquistar o mercado global.
A atitude é bastante agressiva. A BYD está convidando outros fabricantes chineses a unir forças para "demolir velhas lendas" e estabelecer seu país como uma potência automotiva global.
Galeria: BYD ATTO 3
O momento é oportuno
"Acredito que este é o momento para as marcas chinesas se estabelecerem no mundo", disse o presidente e fundador da BYD, Wang Chuanfu. Ele acrescentou: "Há 1,4 bilhão de pessoas que precisam emocionalmente ver uma marca de seu país se tornar líder em escala global."
Ao fazer seu apelo, Chuangfu mostrou uma imagem com 12 logotipos de outros tantos fabricantes de automóveis, que comentaram a solicitação de forma desigual. Alguns, de fato, aprovaram a iniciativa, enquanto outros a viram com desconfiança.
NIO ET5
Para os primeiros, a ideia da BYD pode servir para acabar com a batalha de preços que está agitando o mercado doméstico e ajudar a unir os fabricantes chineses na busca de um objetivo comum. Para os últimos, por outro lado, a ideia da BYD pode ser vista como uma ameaça e pode levar a Europa e os EUA a tomar contramedidas de exportação mais rígidas.
Opiniões divergentes
Entre os que reagiram com entusiasmo estavam William Li, diretor executivo da NIO, que disse no Weibo: "Todos nós deveríamos aprender com o sucesso da BYD", e Li Xiang, diretor executivo da Li Auto, que repostou o vídeo da BYD com comentários jubilosos.
GWM Haval Xialong
Wang Yuanly, diretor executivo da GWM (Great Wall Motor), por outro lado, disse que os fabricantes chineses precisam aprender a lidar com a concorrência e acrescentou: "Se tivermos que ficar juntos e guardar rancor em nossos corações, é melhor lutarmos primeiro".
A GWM e a BYD estão em conflito: em maio, a primeira apresentou um relatório afirmando que dois modelos híbridos plug-in produzidos pela segunda não atendiam aos padrões de emissões e isso está tendo repercussões na China, inclusive legais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
BYD rompe contrato após MPT flagrar trabalho análogo à escravidão
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
BYD: mais de 1 milhão de carros produzidos em uma única fábrica
Toyota: sonho do carro a hidrogênio está desaparecendo
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil